Pulgas
As pulgas são pequenos insetos que pertencem a ordem Siphonaptera. São ectoparasitas de aves e mamíferos, principalmente destes últimos. Medem geralmente menos de 5 milímetros de comprimento e suas partes bucais são adaptadas para cortar a pele e sugar o sangue do hospedeiro. Não têm asas, mas possuem pernas extremamente fortes, especialmente o par posterior, que possibilita às pulgas moverem-se rapidamente e pularem distâncias muito maiores que o comprimento de seu corpo. Os olhos são reduzidos ou mesmo ausentes.
As pulgas não causam somente desconforto ao homem e seus animais domésticos, mas também problemas de saúde, tais como, dermatites alérgicas, transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias (peste bubônica, tularemia e salmonelose).
Apesar das picadas serem raramente sentidas, a irritação causada pelas secreções salivares pode se agravar em alguns indivíduos. Algumas pessoas sofrem uma reação severa resultante de infecções secundárias ocasionadas pelo ato de coçar a área irritada. Picadas no tornozelo e pernas podem, em algumas pessoas, causar dor, que pode durar alguns minutos, horas ou dias, dependendo da sensibilidade do indivíduo.
Inseticida Formulação Liquida
Áreas internas: Aplicar, através de micropulverização, utilizando bico de aspersão em leque aberto, cobrindo totalmente a área infestada. Neste processo, devem ser tratados pisos de tacos e assoalhos, rodapés, vãos de batentes de portas, carpetes e tapetes, colchões infestados, enfim todos os possíveis abrigos dos insetos. A aplicação deve ser repetida em intervalo de 12 (doze) a 15 (quinze) dias após a primeira aplicação.