Your browser (Internet Explorer 7 or lower) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.

X

Navigate / Search

    Aprenda a evitar e eliminar infestação de pulgas

    Programa Bem Estar da TV Globo traz especialistas para falar sobre os riscos e o combate a pragas urbanas.
    Ao picar a pele ou sugar o sangue, pragas urbanas dão coceira e lesões.

     

    Pulgas são pragas urbanas que podem causar reação alérgica e lesões no corpo das pessoas, além de infestar o ambiente. Ao picar a pele ou sugar o sangue, esses animais estimulam células do organismo a liberar uma substância chamada histamina, que provoca coceira e, se atingir o sangue, espalha-se pelo corpo todo. Segundo o engenheiro agrônomo Luis Fernando Macul, a pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Lilian Batista e a dermatologista Márcia Purceli, os bichos deixam na pele uma urtica, marca avermelhada em relevo que coça muito.
    Mas é possível evitar e tratar os efeitos dessa praga.

     

    Veja abaixo as características e o que fazer com esses bichos:

    Pulga

    Características

    • Esse inseto gosta de locais com poeira ou grande circulação de pessoas, como ônibus, cinemas e teatros
    • Instala-se em frestas de assoalhos e costuras de carpetes

    Como eliminar?

    • Passe aspirador no piso, nos carpetes e rodapés de casa para retirar possíveis ovos. Depois, aplique um inseticida específico e repita o processo mais uma ou duas vezes
    • Cuide também do seu cachorro e leve-o ao veterinário
    • Se for a um lugar com mato, use roupas fechadas e repelente

    Segundo Macul, a coleira antipulgas só serve para repelir o inseto, e não matá-lo. O produto deve ser usado depois que o animal e a casa já estiverem livres da infestação. O especialista esclarece também que a pulga do cachorro é a mesma que pica as pessoas, ou seja, é mito achar que a pulga do animal é inofensiva ao homem.
    Sobre a maneira de matar a pulga, Macul afirma que basta espremê-la com os dedos, mas reforça que o melhor mesmo é passar um inseticida no ambiente e produto veterinário no animal.
    Ao todo, uma pulga adulta põe de 25 a 30 ovos por dia. E apenas 5% desses animais no ambiente são adultos – os outros 95% são ovos ou larvas. A pulga também é capaz de pular até 30 vezes a sua altura, ou seja, 30 centímetros. Além disso, é muito resistente: consegue sobrevive sem sugar sangue por mais de 200 dias.

    Fonte G1 Notícias

    Leia mais

    Leave a comment

    name

    email (not published)

    website


    + 7 = 14

     logo pryzant Design